sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Aracaju uma cidade aconchegante e acolhedora!

Preparada para o mercado turístico, a capital sergipana possui atrativos naturais - praias, rios, manguezais -, saborosa gastronomia marcada principalmente por sabores do mar e uma ótima infra-estrutura urbana. A população local e os visitantes dispõem de grande diversidade de equipamentos culturais e de lazer, a exemplo de museus, galerias de arte,
centro de convenções, teatros, parques, casas noturnas e de espetáculos. Graças ao sistema de transporte público integrado, é possível conhecer toda a capital sergipana com um único bilhete, que permite que o passageiro pegue quantos ônibus desejar. E para quem gosta de pedalar, Aracaju oferece mais de 50 km de ciclovias. A cidade também conta com uma rede hoteleira de qualidade, bares, restaurantes e, o mais importante, um povo feliz e hospitaleiro.






Em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Aracaju foi considerada a capital brasileira de qualidade de vida. Na Praia de Ataláia, encontramos infra-estrutura para prática de esportes e lazer pra criançada e uma homenagem a artistas sergipanos e formadores deste nosso Brasil. Destaque para os eventos, Reveillon, Pré-Caju Carnaval, Aniversário em Março, Forro-Caju , entre outros.

SERVIÇO:
Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju)
Endereço: Rua Estância, 39 CEP: 49010-180
Telefones: (79) 3179-3679 / 3689 / 3680
Assessoria de Comunicação
Telefone: (79) 3179-3678
E-mail: ascom.funcaju@aracaju.se.gov.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Maceió é pura emoção!

Diversão não vai faltar na sua visita a Maceió capital do estado de Alagoas, a cidade conhecida como o paraiso das águas, pussui belas praias deste nosso lindo Brasil com uma infru-estrutura preparada para acolher os turistas, vale a pena conhecer todo o encanto desta cidade, fazer um passeio descontraído à beira-mar, experimentar uma gastronomia diferenciada com uma grande variedade de restaurantes e o melhor da culinária local.

Em Maceió temos a oportunidade de conhecer uma cultura rica retratada na tradição do folclore, dos folguedos e na beleza dos artesanatos encontrados na feirinha de Pajuçara e no Pontal da Barra. Podemos ainda se deliciar com uma água de coco bem geladinha na praia com sol todos os dias e muita tranquilidade. Nas suas próximas férias escolha esta cidade e desfrute deste paraiso.











SERVIÇO:
Secretaria Municipal do Turismo, Indústria e Comércio.
Rua Sá e Albuquerque, 310 Jaraguá.
Fone: (82) 3336 4409
E-mail: semptur@maceio.al.gov.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Porto de Galinhas! Beleza natural que encanta!

Porto de Galinhas, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, é o balneário mais badalado do país. Isso porque sua beleza natural encanta turistas do Brasil e do Exterior. A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.
No balneário, a diversão é garantida, o visitante encontra várias opções de entretenimento: passear de bicicleta, jangada, jet ski ou buggy, mergulhar nas piscinas naturais de Porto de Galinhas, em companhia de peixes tropicais, conhecer o cavalo-marinho – animal ameaçado de extinção - no projeto Hippocampus, no Pontal de Maracaípe, fazer trilhas, surfar nas praias de Cupe e Maracaípe, realizar manobras radicais sob quatro rodas no Porto Skatepark, curtir os agitos dos bares e restaurantes da Vila de Todos os Santos, em Maracaípe, fazer compras na Vila dos Pescadores, no Centro de Porto de Galinhas ou caminhar à beira-mar.


Ao visitar Porto de Galinhas você vai encontra vários serviços que facilitam a sua estada no balneário, há empresas especializadas em diversos tipos de negócios, bom mesmo é se informar antecipadamente e aproveitar melhor a sua temporada.
SERVIÇO:
Diretoria de Turismo de Porto de Galinhas
Telefones: (81) 3552-1480/3552-1980
Site: www.portodegalinhas.com.br




segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Recife capital do Pernambuco!

A cidade situa-se no litoral nordestino e ocupa uma posição central, a 800 km das outras duas metrópoles regionais, Salvador e Fortaleza, disputando com elas o espaço estratégico de influência na Região. Recife se destaca historicamente pelas suas lutas, essa tradição se revela forte, desde as lutas libertárias aos conflitos pelas terras urbanas dos mangues e da planície.





Uma outra forte característica de Recife, é o seu poder de organização, de reivindicação e de negociação, atribuindo marca emblemática à cidade. Isto revela um forte compromisso com as causas coletivas e assegura o apoio à gestão que tem por base a participação e o controle social. A cultura, enquanto manifestação de expressão cultural e artística, tem posição de destaque, pela tradição e pelo lugar que ocupa no Recife, hoje considerado um dos maiores centros de produção artística e cultural do Nordeste. O ambiente natural (praias, rios, mangues, matas e mananciais) de Recife constitui riqueza ímpar e lhe atribui uma característica que a diferencia das demais cidades brasileiras. Destaque para praia da Boa Viagem e Casa da Cultura que visitei.





Na cidade encontramos Box de Informações Turísticas, neles os visitantes têm acesso a informativos dos pólos sobre eventos culturais e pontos turísticos do Recife, além de mapas bilíngue (inglês e português) da cidade, mapas do Estado de Pernambuco, Agenda Cultural e informações sobre transporte.
SERVIÇO:
Diretoria de Desenvolvimento Turístico
Rua Cais do Apolo, 925, 7° Andar
Fones: (81) 3232-3594/3232-2942
E-Mail: turismo@recife.pe.gov.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um Balneário cinematográfico em Santa Rita - PB

Um dos locais mais bonitos de lazer de Santa Rita, o Balneário das Águas Minerais, localizado no Bairro do Açude, já foi cenário para filmagens de um curta metragem de ficção intitulado de “Elvis e o Pé de Alface”, Com produção independente de jovens e promissores técnicos e cineastas, autores de vários curtas premiados pais a fora nos festivais nacionais, foram gravados imagens no lago, nas margens do balneário e nas ruas do Bairro do Açude e contou com a participação da população do local que atuaram como figurantes. As gravações foram realizadas em Dezembro de 2008.
Santa Rita foi escolhida pelas suas potencialidades históricas, naturais e culturais e por não ter sido até então explorada em obras audiovisuais. O filme com direção de Bruno Sales e supervisão da diretora executiva Ana Bárbara, recebeu total apoio logístico da Secretaria de Cultura, Desportos e Turismo do município.


O Balneário das Águas Minerais é utilizado pela comunidade para banhos, pesca, pratica de esportes, caminhadas e momentos de lazer.









SERVIÇO:

Secretaria de Comunicação Social de Santa Rita - PB
e-mail: jacymendoca@santarita.pb.gov.br
Fone: (83) 3049-9437

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Farol do Cabo Branco em João Pessoa - PB

O Farol do Cabo Branco localiza-se sobre uma falésia na praia de Cabo Branco, no bairro de mesmo nome, em João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Situa-se cerca de 800 metros ao norte da Ponta do Seixas, o ponto mais oriental do Brasil continental. É um dos mais importantes e visitados cartões Postais da Capital Paraibana. 

Com uma torre triangular em concreto, três projeções pontiagudas em forma de asa a 3,5 m do chão, o farol é pintado de branco com uma faixa horizontal preta logo acima das asas. Há décadas, muito antes de a cidade de João Pessoa entrar no roteiro turístico, o Farol do Cabo Branco já era conhecido por marcar "o ponto mais oriental das Américas". 


O projeto do monumento é de Pedro Abraão Dieb, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que faleceu no dia 26 de novembro de 2007, em João Pessoa. Foi inaugurado em abril de 1972, governo de Emílio Médico, em plena ditadura militar. O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular única no país. Os seus projetistas tiveram a intenção de representar uma planta de sisal, ao desenhar o farol. 

O sisal representou um dos ciclos econômicos mais duradouros e lucrativos no estado da Paraíba. O Farol do Cabo Branco fica aberto durante 24 horas e não tem valor de entrada, mas a dica é fazer a visita na parte da manhã e da tarde. Inaugurado no dia 21 de abril de 1972, o local possui 40 metros de altura em relação ao nível do mar. Pelo mirante, o turista terá uma bela visão de Cabo Branco, observando imagens da orla, além da Ponta do Seixas, extremo oriental das Américas.



SERVIÇO:
Siga sempre reto pela Avenida Cabo Branco, suba a ladeira, passe pela Estação Ciência, Cultura e Arte e encontre o farol no fim da via.
Telefone: (83) 3218-9850
Email: setur@joaopessoa.pb.gov.br
Site: WWW.joaopessoa.pb.gov.br

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O maior Cajueiro do mundo!

Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo é ponto obrigatório de visitação turística do Rio Grande do Norte. Ocupando uma área de 8.800 metros quadrados, na época de sua floração e frutificação, que acontece de Novembro a Janeiro, produz cerca de 80 mil cajus, frutos que não são comercializados, mas sim, oferecidos aos turistas que tem a oportunidade de visitá-lo nesse período do ano. Através do mirante localizado na área do parque, é possível apreciar a linda copa do cajueiro em sua quase totalidade. 

Passarelas de madeira facilitam a locomoção e ajudam na proteção de galhos e troncos. Guias especializados fornecem detalhes interessantes sobre a bela e exótica árvore, como por exemplo, sua idade, que é de aproximadamente 110 anos. Mais de 30 lojas compõem a feira de artesanato situada em torno do cajueiro, onde são comercializados belíssimos trabalhos produzidos pelos artesãos potiguares. Localizado a 12 quilômetros de Natal, o “Maior Cajueiro do Mundo”, assim registrado no Guiness Book, encanta a todos os que o visitam, e constitui importante fonte de desenvolvimento sócio-econômico, para a população.

SERVIÇO:
Aberto diariamente para visitação das 08 às 16h30min.
Ingresso: R$ 3,00 por pessoa.
Endereço:
Praia de Pirangi – Parnamirim
Telefone: (84) 3238 2975

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fortaleza dos Reis Magos em Natal - RN

Fortaleza dos reis Magos foi marco colonizador português, tendo início sua construção em 06 de Janeiro de 1598. Foi o primeiro núcleo da cidade de Natal, fundada em 25 de Dezembro de 1599. A esquadra de Manoel Mascarenhas Homem, foi responsável por sua edificação, cumprindo as cartas régias de Felipe II da Espanha, e Felipe I de Portugal, respectivamente de 09 de Novembro de 1596 e 15 de Novembro de 1597.
O Brasil na época era governado por D. Francisco de Souza. O projeto da Fortaleza foi elaborado pelo arquiteto e engenheiro Padre Gaspar de Samperes. Mais tarde, absorveria traços oriundos da reforma conduzida pelo engenheiro-mor Francisco de Frias de Mesquita, 1614, concluída em 1628. Associada às lutas coloniais, fortaleceu os portugueses no combate aos franceses e posteriormente na luta contra os holandeses que nela se estabeleceram por 21 anos, de 1633 a 1654.
Durante o domínio holandês chamou-se Castelo Keullen. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 15 de Janeiro de 1949, é patrimônio cultural do estado do Rio Grande do Norte, administrada pela Fundação José Augusto através do Decreto Governamental de 20 de Setembro de 1965. Manuel Mascarenhas Homem, é o fundador da cidade de Natal. Este precisamente, um dos encargos que lhe foi atribuído como general da conquista: “que logo fosse lá fazer uma fortaleza e uma povoação”. Essa imponente fortificação bélica é fonte inspiradora de escritores e artistas como documentou Franz Post em pintura memorável.


SERVIÇO:


Endereço: Praia do Forte - Natal/RN

Email: fjacedoc@rn.gov.br

Telefones: (84) 3232.9724 / 3202.9006

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Natal! Portal de entrada das Américas.

Natal, a capital Potiguar, já ganhou o mundo, é o ponto mais próximo da Europa e África, uma cidade moderna e alegre, cresceu entre rios e o mar, enfeitada por dunas e muito verde. Terra de cores e sabores, local onde se encontra prazer e aventura. Aqui se diz que é verão o ano inteiro, num litoral de praias deslumbrantes, lagoas, sertão, culinárias, passeios, arte e cultura nunca vistos, aliados a uma ótima hospitalidade natural do seu povo. Natal é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, esta é a “Cidade do Sol”, também lembrada como “Capital Mundial do Buggy” e “Terra do Camarão”, cidade onde nasceu o forró - “For All”, tem em torno de 800 mil habitantes e recebe mais de 2 milhões/ano de turistas entre brasileiros e estrangeiros. 
Os visitantes ficam deslumbrados com os mais de 400 Km de Costa Atlântica passeando por lindas praias, muitas das quais visitadas em passeios emocionantes de Buggy entre Mar, Dunas e Lagoas com vários atrativos nesses caminhos, encontrando ainda locais para práticas de Mergulho, Surf e os ventos constantes possibilita a prática de Vela, como o Windsurf e Kitesurf. Alem dos atrativos naturais à cidade possui uma rede hoteleira de qualidade com aproximadamente 25 mil leitos e um Centro de Convenções com auditórios multi-uso, com 4 mil assentos, de um total de 15 mil assentos, com auditórios bem equipados. 
Em março de 2005 foi considerada a capital mais tranqüila do Brasil, segundo pesquisa oficial realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas. Também recebeu o título de ar mais puro das Américas (NASA-EUA) em 1994. No momento em que todos os olhos se voltam para o enorme potencial de investimento, a Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo de Natal, acolhe, acompanha e instrui as empresas que pretendem conhecer as novas oportunidades de negócios. 
Aqui conhecemos os encantos e sentimos a diferença de ser tratado com o respeito que só os potiguares podem oferecer. Natal nos oferece lugares para vivermos momentos inesquecíveis! Teatro Alberto Maranhão, construído em 1898 com arquitetura francesa. Barreira do Inferno, primeira base de lançamento de foguetes de América do Sul. Parque das Dunas, zona de proteção ambiental, ideal para caminhadas. Cajueiro Gigante, o maior Cajueiro do mundo, atestado pelo Guiness Book. Forte dos Reis Magos, fortificação fundada em 1599 para proteger a cidade, possui o formato de uma estrela. Centros de Artesanato, em vários pontos da cidade é possível conferir as belezas do artesanato local.   

SERVIÇO: 

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Centro Dragão do Mar em Fortaleza - CE

Visitando Fortaleza capital do Ceará, é possível desfrutar de tudo o que o Dragão tem para oferecer. Inaugurado em abril de 1999, o Centro Cultural Dragão do Mar possui 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações, como:
O Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. Há, ainda, espaços de lazer e entretenimento que estão abertos para a população.




SERVIÇO:
Horário de Funcionamento:
Terça a sexta das 8h30min às 21h30min.
Sábados e domingos das 14h30min às 21h30min.
Endereço:
Rua Dragão do Mar, 81 Praia de Iracema - Fortaleza - CE
Telefone: (85) 3488 8600
Site: www.dragaodomar.org.br