segunda-feira, 26 de julho de 2010

Teresina Capital do Piauí- PI


Aeroporto de Teresina.

Localizada no Centro-Norte do Estado a 366 km do litoral, foi a primeira capital brasileira planejada, ainda durante o reinado de D. Pedro II. A cidade possui 1.392 km² de extensão e 830 mil habitantes. Carinhosamente conhecida como Cidade Verde, Teresina recebeu este apelido do escritor Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. O modelo da cidade, típica do período colonial, assemelha-se a um tabuleiro de xadrez, motivo que facilita a locomoção. 


Palácio de Karnak

Teresina começou a ser povoada no século XVII, com Domingos Jorge Velho e um grupo de bandeirantes, que estabeleceram uma feitoria e um criatório de gado. Em 1797 foi erguida a igreja de Nossa Senhora do Amparo, e sua fundação foi oficializada em 16 de agosto de 1852.  O nome da cidade foi uma homenagem à Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria sido a mediadora junto ao Imperador Dom Pedro II para que a capital viesse a ser Teresina. 





Com um clima tropical semiúmido e altas temperaturas, Teresina tem duas estações características: o período das chuvas (que ocorrem no verão e outono) e o período seco (que ocorre no inverno e primavera). 








Theatro 4 de Setembro


Teresina oferece aos seus visitantes belíssimos pontos turísticos, como o Parque Ambiental do Encontro das Águas, a Ponte Metálica João Luís Ferreira, a Igreja São Benedito, o Museu do Piauí, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório, o mirante da Ponte Estaiada João Isidoro França, Theatro 4 de Setembro, Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho e o Parque Lagoas do Norte.

Igreja São Benedito
Ponte Estaiada
SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Av. Campos Sales, 1292 – Centro
Fone (86) 3215 – 9426
www.turismoteresina.com