terça-feira, 27 de julho de 2010

Parque Ambiental Encontro Rios em Teresina - PI




Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Teresina capital do Piauí é o Parque Ambiental Encontro dos Rios, localizado na zona Norte, onde os rios Parnaíba e Poti se unem e se transformam em um só leito em direção ao oceano Atlântico. 








O Parque foi criado em dezembro de 1993 e reúne em seu complexo um pólo de comercialização e produção artística, espaços para exposição, um restaurante flutuante, trilhas para passeio, mirantes, centro de recepção de turistas e uma vista espetacular do encontro das águas. 










No local é possível encontrar o rico artesanato de Teresina, com oleiros que produzem peças decorativas, religiosas e funcionais de argila retirada do próprio leito. 










Na entrada do Parque foi erguido um monumento que ilustra o famoso personagem do folclore local, o Cabeça de Cuia que conta a história de um pescador chamado Crispim, filho de uma lavadeira, que moravam na região do encontro dos rios. 







No Museu do Rio que existe no local é possível apreciar a beleza de animais exóticos. O Parque Ambiental Encontro dos Rios é uma área de preservação permanente e tem importância histórica para a história de Teresina, pois foi lá que se formou o primeiro povoamento que deu origem à nova capital piauiense.





SERVIÇO:

O Parque é aberto de segunda a sexta, das 07h00 da manhã às 19h00. Policiais da Polícia militar dão segurança aos turistas e às instalações.
Endereço: Avenida Boa Esperança no Bairro Poty Velho em Teresina – PI

Telefones: 
(86) 3215-7498  e 3215-8206