terça-feira, 7 de setembro de 2010

Casa da Flor, um encanto para os olhos!


Durante 68 anos, Gabriel Joaquim dos Santos, construiu esta casa que encanta a todos que a visitam. Ele utilizou restos de materiais recolhidos em toda região: sucata, azulejos, lâmpadas, partes de utensílios domésticos, garrafas de vidro, o que você imaginar, tem na casa. Toda obra é de sua autoria, isso lhe custou, uma desconfiança de familiares e amigos, sobre seu estado psicológico, mas ele estava muito certo, naquela época já pensava em reciclagem, em reaproveitamento de matérias. 

Situada no Parque Estoril a quatro quilômetros do centro de São Pedro da Aldeia, a Casa da Flor é considerada Patrimônio Cultural Fluminense, tombada em 1986, ano em que seu Gabriel nos deixou. A Casa da Flor é uma expressão impar do artesanato espontâneo popular com raros e belos efeitos visuais. 




Ela esta aberta ao público para visitação e como seu Gabriel deixou escrito: “Esta casa não é uma casa... isto é uma história. É uma história porque foi feita em pensamento e sonho" ... "uma casa feita de cacos transformada em flor”.        









SERVIÇO:
Aberta diariamente entre 08 e 17 horas.
Ingresso: R$ 1,00 por pessoa.  
Endereço: Estrada dos Passageiros – Parque Estoril
Telefone: (22) 2625 0719